Nkisi

De origem Bantu, são as divindades de uma forma mais simples e natural, cultuadas e louvadas por seus seguidores. São os proprios elementos da Natureza, ou seja, a Natureza em todo seu esplendor.
Cultuada em seu estado puro(bruto), são chamados de Hamba ( no plural Mahamba), até serem, atraves de rezas (jingorrosi) e fundamentos (kitungu) trazidos para o nosso meio, para serem iniciados na cabeça (Mutuê) do filho (Mona) e no assentamento (kuxikana/kunda) onde será cultuado, e seu filho nascerá novamente para ele, fazendo assim a ligação de energias entre o filho e o assentamento.
No processo de iniciação esse Hamba passará a ser conhecido como Nkisi, pois não estará mais em seu estado bruto(natual) já está ligado ao seu filho ( este passará  a ser chamado de muzenza) iniciado pra ele e no assentamento pelo processo de fundamento (kitungu) e obrigação (nbebe).
As divindades Bantu não tiveram passagem na terra e nem a forma humana, a propria natureza como chuva, a terra,as folhas, o barro,etc.. com toda sua energia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bantu ngola

COMO PLANTAR O AKOKO.

Bantu ngola